← Início

História

Nasce o Projeto Viela

Em meados de 2009 Anderson “Buiu” sentiu a necessidade de retribuir ao mundo a ajuda que recebeu e decidiu fazer na frente “de casa” um cinema para as crianças da comunidade. Parecia que não daria certo, até que um garotinho disse: “Peraí que eu vou chamar os moleques”. Ele voltou com outras crianças, que chamaram outras e… aconteceu, a sessão foi um sucesso. O envolvimento e participação do cinema eram incríveis, mas ao final das exibições parecia que faltava alguma coisa. Então decidimos acrescentar um trecho de leitura antes de cada sessão. Eureka!! Nasceu o Projeto Viela. 
Atividades culturais ou esportivas condicionadas à leitura de trechos de livros, essa foi a base. Dessa forma as crianças ganharam uma opção de lazer e aprendizado, tudo junto e misturado. E sabe qual a especialidade do fundador do projeto? Sim, o Futebol e Leitura era inevitável.

A combinação foi o que faltava para o projeto deslanchar literalmente, afinal é a paixão nacional incentivando o hábito da leitura.
 O tempo foi passando, a leitura antes das atividades não é mais obrigação, mas consolidamos nosso propósito que é dar suporte e oferecer um caminho para a formação de jovens e crianças do Jd. Ibirapuera. Para isso buscamos disponibilizar atividades de esporte, cultura e arte, criando um sistema de impacto e entretenimento capaz de apresentar um novo cenário, imerso em aprendizado real e convívio social positivo. Quer participar dessa história? Torne-se um Amigo do Viela e ajude a manter esse ciclo virtuoso em funcionamento


160

crianças
participantes

68 mil

investidos
no futuro

60

% meninos

40

% meninas

07

atividades no
participantes

19

pessoas na
equipe do viela

2007

horas de cultura
e esporte


Equipe

O time que
faz o Viela

Renato Paz

Músico e compositor

Canta suas músicas levantando a bandeira de que “toda criança tem o direito de aprender brincando”. Dá aula de violão e construção musical no Projeto Viela.

Marina, Luísa, Laura e Gi

Quatro incríveis mulheres que ensinam inglês no Projeto Viela. Entre o direito, a causa feminista, as artes e a comunicação, elas ensinam mais que uma nova língua, uma forma de se comunicar com mais amor e coragem.

Gleiston “Gueto”

Educador Físico

Apaixonado pelo que faz, o professor de futsal do Projeto Viela acredita que a diferença que o projeto faz na vida das crianças é “coisa de outro mundo”.

Danilo e Juliana

Lutadores de Jiu Jítsu

Professores do Jiu-Jítsu & Leitura, este casal é um sucesso entre meninos e meninas. As aulas desenvolvem a capacidade crítica das crianças além de estimular o aspecto competitivo do esporte.

Thiago Hassu

Designer

Junto à equipe da Meiuca.org, Thiago é um dos facilitadores do curso Jovens Autores. Acredita no design como ferramenta para empoderar jovens da quebrada a projetarem seus próprios futuros.

Fabi Corrêa

Jornalista

Com passagem por diversas revistas, é apaixonada pelo poder e riqueza cultural da periferia. Fabi é a professora de redação do Projeto Viela. “Quando a gente aprende a escrever, a gente encontra um jeito poderoso de mostrar nossas ideias para o mundo.”

José Cícero “Zinho”

Jornalista Investigativo

Professor de audiovisual e teoria política, foi um grande parceiro do Buiu na criação do Projeto Viela e na implementação do Cine Viela.


Novas histórias em breve

Ajude a criarmos novos caminhos

Doar agora