← Blog

História - Yasmim

Viela é um lugar de resistência

Eu tô no Projeto desde pequenininha e eu vi o projeto crescer, eu vi a evolução do Viela. Muitas pessoas que chegaram agora conheceram o projeto já todo estruturado. Eu conheci o projeto quando ele era na viela, no tatame, não era nem tatame, eram uns tapetes que o Buiu ganhava e forrava a viela. Eu vi a evolução da laje - agora ela tá top, linda. Eu já vi a laje toda desestruturada. 

Eu gosto muito do projeto Viela, porque eu vejo aqui como a minha segunda casa. Quando eu não tô em casa, ou eu tô na minha tia ou eu tô no projeto. A gente constrói uma relação com as pessoas e com o próprio espaço também. 

O Buiu sempre fala: “O projeto é de vocês! Então vocês tem que cuidar como se fosse a casa de vocês.” Ele sempre conversa com a gente. O Buiu é bem legal. Ele é o tio legal do rolê com toda criança. Eu conheço o Buiu desde pequena, então cria aquele vínculo. O Buiu desenrola, essa é a verdade, com todo mundo. Ele vê o que a pessoa tem de melhor. Ele não vê o que a pessoa fala, ele vê o que a pessoa tem de melhor.

Se tivesse uma palavra que eu pudesse usar pra definir o projeto Viela seria “amor”. Uma palavrinha assim pequena e única: Amor.
Tem também a frase que todo mundo fala, né? “Viela é uma lugar de resistência.” E isto é porque resistimos muito, principalmente o Buiu. Ele poderia falar: “ah, não quero mais, não tá dando certo. Mas ele continua.” 

O Viela é um lugar de resistência, é um lugar de luta, a gente consegue e a gente continua. Nenhuma pedra no meio do caminho parou o Buiu. Ele foi atrás do sonho dele. Por isso que o Viela é um lugar de resistência. Ele resistiu! Vamos que vamos!

Meu sonho pro Viela é que ele cresça cada vez mais e que tenha um Viela em cada lugar. Que aqui tenha um Viela, que na Felicidade (uma comunidade que tem aqui perto) tenho outro Viela. Que em todo lugar tenha um Viela, mas que nunca perca a essência do primeiro Viela. Que eles tenham a essência do Projeto Viela, do primeiro Viela.

A essência do Projeto Viela é alegria é tudo de bom. Pensou em todas as palavras boas? Projeto Viela.


Novas histórias em breve

Ajude a criarmos novos caminhos

Doar agora